IPVA 2018 Consulta

Consultar IPVA 2018

O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto estadual cobrado anualmente, cuja taxa pode variar de acordo com o Estado, de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo.

ipva

Esse imposto atinge principalmente os donos de carros e motos, mas também a todos que possuem algum tipo de veículo automotores, como aeronaves, motocicleta, embarcações entre outros.

O IPVA 2018 tem 50% de seu valor enviado para o município a onde o veículo foi licenciado, e a outra metade é destinada aos cofres públicos para ser aplicado em outras coisas, como saúde e educação.

Consultando o IPVA 2018

Por variar de Estado para Estado, fazendo que sua taxa também varie, pode causar muita confusão em alguns que vão pagar pela primeira vez ou não tem familiaridade.

Uma dica é: se seu veículo por de Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul ou São Paulo, você pode usar o código Renavam para quitá-los. Caso você for do Rio de Janeiro, basta gerar o boleto para pagamento de tributos e taxas.

Mas o que é Renavam?

O Renavam não é um documento, como muitos podem pensar, ele é um número.

Cada veículo possui um número único, ele ganha esse número assim quando é registrado pela primeira vez no Estado que o proprietário mora.

De forma simples, se você comprar um carro zero, ele vai ter um novo Renavam quando for registrado, se comprar um carro usado, ele já tem um e você deve utilizar esse. Em outras palavras, ele é o RG do seu veículo, que o acompanhará do dia de sua fabricação até o dia que for descarte.

O número de seu Renavam é impresso em seu CRLV, Certificado de Licenciamento do Veículo.

Atenção: Esse licenciamento é um documento muito importante que deve ser renovado anualmente, seu valor pode variar de Estado, sendo entre R$ 50,00 a R$ 100,00. Caso você não tenha esse Licenciamento, seu veículo poderá ser apreendido.

Consultando o Renavam

Para consultar seu Renavam, ou qualquer outro documento ligado ao seu veículo, basta você acessar o site do Detran, este vai disponibilizar informações como Multas, débitos do veículo, o licenciamento e o IPVA.

ipva-tabela

Lembrando que não são todos os Estados que os sites do Detran disponibiliza essas consultas, alguns permitem que você apenas consulte as mulas e débitos do veículo, por exemplo.

Então para não causar confusão preste atenção nas orientações dadas pelo Detran de seu Estado, ou procure informações nos Correios, isso se no site não estiver.

Mas e se o Renavam não possuir GRD nos bancos?

Bom, às vezes podem ocorrer problemas desse tipo, se você tiver problemas em cadastrar seu veículo de forma que impeça o calculo automático do imposto, busque telefonar para a Central de Atendimento do Detran de seu Estado, com calma informe seu problema e eles vão te explicar o que fazer.

ipva-consulta

Calendário IPVA 2018

Esse é outro que vária de Estados, então procure ficar de olho no jornal de sua região ou nas informações disponíveis do Detran.

Mas tente não atrasar seu pagamento, não apenas pela taxa que será cobrada, mas também para não acabar perdendo a data e isso se tornar um habito.

É claro que dividas anteriores podem ser pagas separadamente, mas não é bom quando pagamos muita coisa de uma vez, sendo que poderíamos ter feito antes.

Confira também sobre a 2 Via do IPVA 2018

  • 2-via-ipva-150x1502 VIA IPVA 2018 – EMISSÃO Emissão 2 Via IPVA 2018 O IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é uma taxa que os motoristas pagam sobre os seus automóveis. Trata-se de um imposto estadual, ou seja, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *